PLANEJAMENTO

Pesquisa de mercado: saiba a importância de se planejar para o próximo ano

Pesquisa de mercado: saiba a importância de se planejar para o próximo ano

Além dos impactos sociais, a Covid-19 também gerou inúmeros impactos econômicos. 

Mesmo em meio a tantas incertezas, o mundo corporativo não para.

Além da busca por obter os resultados almejados, precisa pensar estrategicamente e realizar o planejamento para o próximo ano.

 

A especialista em marketing e diretora da AskNew, instituto de pesquisa de Blumenau que atua há sete anos em Santa Catarina, Janine Kuroski, ressalta:

 

“As empresas não devem ignorar o quanto uma boa pesquisa de mercado é aliada importante dos negócios, auxiliando no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais confiável”.

“Pior do que não ter os dados personalizados para o negócio, é basear decisões estratégicas em dados generalistas e, por vezes, inadequados e incorretos”.

 

Atualmente há excesso de informações disponíveis em todos os lugares. Porém, nem tudo que está disponível e pronto para ser utilizado, será exatamente sobre o seu mercado e o seu cliente:

 

“Apenas um estudo exclusivo e privativo pode proporcionar um diferencial competitivo para as organizações”. 

“Não há negócio que não apresente novidades mercadológicas importantes pós pandemia. Será preciso se aprofundar, entender e ajustar”.

 

A especialista explica que existem diversas metodologias para atender aos diferentes objetivos de pesquisa de mercado, sendo eles:

  • Identificar tendências do setor, macro e micro.

  • Testar novas ideias, produtos, serviços, posicionamentos, campanhas.

  • Compreender a imagem da sua marca e dos concorrentes, bem como a participação de mercado.

  • Medir a satisfação dosclientes, seja no mercado B2B ou B2C.

  • Validar a demanda de mercado para startups ou outros novos negócios.

 

Agilidade e precisão

 

Janine explica que o dinamismo do mercado exige dos empreendedores tomadas de decisão rápidas e corretas:

 

“Os projetos personalizados são preparados no mesmo dia, sem custo para o possível contratante da pesquisa”. 

“Se aprovado, parte-se para o planejamento do campo, desenvolvimento dos instrumentos e realização, que está cada dia mais ágil, em torno de vinte dias na média”.

 

Diversos métodos de pesquisas presentes no mercado hoje são eficazes e trazem resultados e insights fundamentais para o sucesso da empresa:

 

“Já se foi o tempo em que as pesquisas eram demoradas e caras, elas podem e devem participar da rotina de decisões das empresas, mas não apenas em tempos de planejamento estratégico”.



Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto

Fenainfo - Federação Nacional das Empresas de Informática

FCEM - FCEM

Blusoft - Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau

SCMC - Plataforma colaborativa com foco em moda e inovação